Sistema de Gestão da Qualidade

A FALRUI desenvolveu e implementou um Sistema de Gestão da Qualidade que cumpre os requisitos da norma NP EN ISO 9001:2008, excluindo o requisito 7.3 (Concepção e Desenvolvimento) e a NP EN 14351 – 1:2008 (Janelas e Portas – Normas de produto, características – Parte1: Características de janelas e portas pedonais exteriores não resistentes ao fogo e/ou sem escoamento de fumo).

A implementação da norma é uma mais-valia para o Cliente, pois assegura o rigoroso cumprimento das especificações por este solicitadas, assim como a rastreabilidade de todos os produtos aplicados na sua encomenda.

A FALRUI aposta numa Política da Qualidade, assente nos seguintes princípios:
• Rigoroso cumprimento das especificações do Cliente, de forma a garantir a sua satisfação Total, assegurando o seu controlo;
• Estabelecimento de relações de parceria e de confiança, com os fornecedores, de forma a poder contribuir para a melhoria dos seus serviços e produtos;
• Envolvimento de todos os Colaboradores, na participação activa na melhoria contínua da organização, contribuindo para a sua motivação e desempenho;

Marcação CE

A Marcação CE é uma condição obrigatória, na comercialização e utilização de caixilharias, desde Fevereiro de 2010 no âmbito da norma NP EN 14351-1:2006 que a FALRUI implementou. A aposição da Marcação CE nos produtos é a evidência dada pelo fabricante, representante ou importador de que esses produtos estão conformes com as disposições das directivas comunitárias que lhes são aplicáveis, permitindo-lhes a sua livre circulação no Espaço Económico Europeu (EEE).

A Marcação CE é o resultado da implementação de um sistema de controlo da produção e ensaios que garante que a caixilharia foi produzida de forma controlada e que cumpre as características constantes nos ITT (Initial Test Type ou Ensaios Tipo Iniciais) que só podem ser efectuados por laboratórios notificados.

Para regulamentar a livre circulação de produtos para a construção no EEE foi criada a Directiva dos Produtos para a Construção, que obriga este tipo de produtos a cumprir as seguintes exigências essenciais:

Isolamento térmico e economia de energia;
Resistência mecânica e estabilidade;
Protecção contra o ruído;
Segurança em caso de incêndio;
Segurança na utilização;
Higiene, saúde e protecção do ambiente.


Cuidados de Manutenção

manutencao1

O alumínio lacado requer, depois de instalado em obra, uma limpeza regular que mantenha a sua superfície em bom estado. Quaisquer que sejam as peças de alumínio – perfis ou acessórios – se não forem devidamente tratadas, podem sofrer danos que, em determinadas situações, podem ser irreparáveis.

A presença de cloros e carbono provenientes de fumos industriais bem como o nível de humidade do ambiente que atacam o tratamento anódico do alumínio, fazem com que a limpeza do alumínio seja importante.

Frequência de Limpeza
Se o alumínio lacado entrar em contacto com colas, mástiques ou produtos similares, cimento, cal, tintas ou quaisquer outros materiais utilizados na construção civil, deve-se proceder a sua remoção, efectuando de imediato uma limpeza com água e detergente como anteriormente descrito.

Produtos de limpeza a utilizar
De um modo geral, um pano macio embebido em água, é suficiente para limpar o alumínio lacado. No entanto, para facilitar a operação, pode-se adicionar detergente ou sabão neutro diluído (5% em volume). A limpeza não deve ser efectuada com alumínio exposto directamente ao sol.

Manutenção das Ferragens
Olear dobradiças com liquido lubrificantes, como por óleo fino de seis em seis meses;
Verificar anualmente juntas e vedantes nas zonas de junção e encaixe;
Verificação do funcionamento com ciclos de abertura e fecho regulantes;
Manter os furos de drenagem sempre desobstruídos.

Contacto com outros materiais
Se o alumínio lacado entrar em contacto com colas, más-tiques ou produtos similares, cimento, cal, tintas ou quaisquer outros materiais utilizados na construção civil, deve-se proceder a sua remoção, efectuando de imediato uma limpeza com água e detergente como anteriormente descrito.

Produtos de limpeza a evitar
Se o alumínio lacado entrar em contacto com colas, mástiques ou produtos similares, cimento, cal, tintas ou quaisquer outros materiais utilizados na construção civil, deve-se proceder a sua remoção, efectuando de imediato uma limpeza com água e detergente como anteriormente descrito.